quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Manifesto estudantil: O Novo ENEM e seu cancelamento

Sem dúvida alguma, os estudantes do Ensino Médio brasileiro tiveram um 2009 confuso. O início dos problemas foi em março deste ano, quando o MEC anunciou que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornaria o principal processo de seleção para a entrada nos institutos federais de Ensino Superior.
A medida, que atingiu a todos de surpresa, foi logo aprovada pelo governo, e os alunos e professores do Ensino Médio de todo o país precisaram readaptar seu planejamento do ano escolar. As matérias tiveram de ser ensinadas e revistas de forma ainda mais corrida que o normal. Além disso, muitas dúvidas surgiram: de que forma as universidades utilizariam os resultados individuais? E como seria a prova? Qual seria o número de questões?
Todas as mudanças impostas só serviram para aumentar o nervosismo e a insegurança de cerca de 4 milhões de jovens.
Com o passar dos meses, as novidades foram assimiladas. As escolas conseguiram improvisar aulas extras para preparar seus alunos. Os cursinhos preparatórios abriram turmas para aqueles que fariam o ENEM. E os dias 3 e 4 de outubro se aproximavam cada vez mais.
Questionários socioeconômicos e SMS's divulgando os locais das provas começaram a ser enviados. A tensão era cada vez maior; ENEM era o principal assunto entre os alunos que fariam o exame.
Então, surpresa!: é divulgado que houve roubo de uma prova do ENEM! O exame foi cancelado. Nova prova será elaborada e uma outra data será marcada. Milhões de estudantes foram surpreendidos pela notícia.
Entendemos que o extravio da prova prejudica a credibilidade do exame. E compreendemos que alguns terem acesso ao gabarito antes da prova é injusto com todos nós. Não é por isso que protestamos.
Nosso protesto é contra a forma que estamos sendo tratados, desde o início do ano. Sentimos que não houve deliberação suficiente sobre a proposta, e também não nos foi dada a chance de exprimir nossa opinião. A proposta do ENEM é certamente boa, mas, e nós, que somos os principais interessados nesta questão? Onde ficam nossos direitos e as nossas opiniões?
Queremos que, tão logo seja identificado o responsável pelo desvio da prova, ele seja punido. Nós sofreremos pela mudança da data. Mas aquele que causou tudo isso também deve enfrentar as consequencias. Pedimos que a justiça seja feita: ele deve ser preso e também deve sofrer uma pesada multa pelo que fez.
Uma medida que pedimos é a divulgação da prova que foi cancelada. Se alguns tiveram acesso à ela, e desta forma, ficaram conhecendo previamente a configuração do novo ENEM, todos os outros inscritos no processo têm o mesmo direito. Nós, que de forma honesta nos preparamos para o futuro, devemos ter as mesmas oportunidades que aqueles que foram desonestos.
Pedimos que, assim que seja feito o ENEM na nova data, as correções -do gabarito e das redações- sejam iniciadas. Precisamos de agilidade, pois nosso futuro depende do resultado desta prova de nível nacional.
Enfim, pedimos mais clareza nos critérios utilizados nas avaliações e também na forma que as universidades se utilizarão de nossos resultados. Sentimos que não houve explicação suficiente nestes pontos.
Somos estudantes preocupados com o futuro, e não títeres ou joguetes do poder público. Conhecemos nossos direitos e queremos respeito.
Chamam-nos "Futuro do Brasil" e por isso nos vemos no direito de protestar. Temos consciência de que o futuro POLÍTICO do país está em nossas mãos, e é por isso que, mesmo jovens, nós nos colocamos na posição de argumentadores.
Desta forma, iniciamos este movimento, pedindo respeito por parte das autoridades públicas, em especial dos políticos ligados à área da Educação.
Esperamos que nosso apelo seja ouvido e, mais que isso, atendido, pois é nosso futuro -do Brasil e de nós, estudantes -que está em jogo.

Cristiane Rocha Penoni, com o apoio de seus colegas de sala.

90 comentários:

  1. Concordo em total grau!
    O Governo tem levado a educação cada vez mais de barriga.
    Em que condições um jovem teria estabilidades fisica e emocional para passar um final de semana fazendo uma prova de 90 questões, sábado e domingo?
    E as dúvidas em relação ao conteúdo e ao resultado.
    Ainda precisamos evoluir muito, e esse cancelamento e apenas uma prova de que a politica anda cada vez mais suja e corrupta.

    ResponderExcluir
  2. Nós somos o "Futuro do Brasil" e podemos ser melhores que os "Furos do Brasil" que já existem por aí e nos querem levar por caminhos incertos...PROTESTO! (thiagobolots)

    ResponderExcluir
  3. parabens otimo o texto de otimo partido tomado.

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom concordo plenamente , vamos mostrar quem somos ... Nós somos o "Futuro do Brasil" e podemos ser melhores que os "Furos do Brasil" que já existem por aí e nos querem levar por caminhos incertos...PROTESTO![2]

    ResponderExcluir
  5. Muito bom parabéns! É realmente uma vergonha o descaso para com os principais interessados.

    ResponderExcluir
  6. Acha mesmo que um texto (bem escrito por sinal) no blogspot vai ter alguma credibilidade para ser manifesto de alguma coisa? É bom levantar a bunda da cadeira e fazer algo. Não seja leviana achando que isso fará diferença pra quem realmente manda no ENEM e em qualquer outra prova. Coisas como essa e #forasarney são ridículas.

    ResponderExcluir
  7. concordo plenamente e do total apoio !

    ResponderExcluir
  8. parabéns pelo texto, esse governo não leva nem os estudantes a sério

    ResponderExcluir
  9. Falo tudo...concordo plenamente! Assino em baixo! \o

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente. Acho que seu post explicita bem o que todos os estudantes secundaristas estão sentindo nesse momento. Nada mais justo do que termos acesso a prova roubada, que é um mistério para a grande maioria que anseia pletear uma vaga na Universidade.
    Além disso, há muito tempo os estudantes tem sido simplesmente feitos de 'gato e sapato'. Para quem não estuda em Escola Técnica, não viu como foi o processo de Ifetização destas, algo ditado pelos superiores e que os principais interessados tiveram que aceitar de cabeça baixa, assim como o novo modelo do ENEM, que era para ser uma prova mais tranquila do que um vestibular, e acabou se tornando um martírio pensar em somente 3 minutos para cada questão.
    Se somos o 'futuro do país', então, estão querendo moldar um futuro de m... com o total desprezo a opinião do estudante nas decisões que o governo toma, e nem quer saber da opinião dos principais envolvidos. Depois dizem que somos uma juventude morta, comparada com àquela dos caras-pintadas. Com o valor que dão a nós, veremos um retrato fiel amanhã da política brasileira atual.
    Dê mais valor aos estudantes, e eles responderão com uma gradual melhora da situação do nosso país.
    www.twitter.com/lustrawberry
    www.sins-of-an-angel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Concordo !
    Tambem sou vestibulando e sei bem como os +/-4 milhos de jovens estao sentindo. Esperando por uma prova, sem saber o formato, 2 dias de desgaste fisico e mental, pra nem saber como sera a classificacao e o uso da nota nas faculdades.
    A falta de orgazincao e de consideracao com os estudantes mostra o descaso com a educacao do nosso pais, o problema eh que os politicos ainda nao entenderam q so com boas escolas e faculdades que o pais ira evoluir e se desenvolver, a cada dia q passa perco mais a ingenuidade e percebo que a ideia nao eh melhorar a educacao, pois com a melhora, seriam formado seres humanos pensantes. E isso eles nao querem, querem uma massa de olhos fechados.. uma boiada obediente. Fora a hipocrisia !

    ResponderExcluir
  12. Sir Psycho, infelizmente esta é a única forma que eu tenho de fazer a minha parte no que diz respeito aos meus direitos. Não tenho como ir até Brasilia e protestar, não tenho como organizar uma passeata a la Carapintadas. Mas tenho as minhas palavras e coragem suficiente para divulgar minha opinião. Pena que algumas pessoas nem isso valorizam!

    ResponderExcluir
  13. Enem de fato é importante.
    primeiramente o fato de ter que estudar até Dezembro, por reposiçao de aula...
    segundo que gabarito e provas, nao tem que sair sendo espalhadas por aí.
    nao sabem guardar segredo? na boa, nao mostra. :)
    estou PUTISSIMA. porque quem sofre nessa historia toda somos nós, que queremos por direito conseguir pontuação na faculdade.

    ResponderExcluir
  14. Agora me diz como o MEC vai ouvir a opinião de 4 milhões de jovens e atenderem a todos? Ainda bem que adiaram, antes assim do que abafar o caso. Estudem mais, e protestem menos... ninguém nunca fica satisfeito com nada. Pelo menos desta vez, estão jogando limpo com a gente.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela iniciativa! E obrigada por expressar exatamente TUDO o que nós, vestibulandos 2009, estamos passando durante todo esse ano! Porque além desta mudança inesperada do ENEM, no começo do ano, ainda tivemos a paralisação das aulas pela gripe suína, o que atrasou mais ainda nossos estudos! Foi um ano realmente complicado para nós. O pior agora é que não sabemos o que vai acontecer! Como vai ficar a correção? e as matrículas? MEC NOS OUÇA!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns excelente post! Concordo plenamente com o que foi colocado. Felizmente tive a oportunidade de ingressar na faculdade com o ENEM antigo e esta situação não me afeta diretamente, mas concordo que é totalmente injusto com as pessoas que estão estudando e depositando seu tempo e seu empenho nesse exame.

    ResponderExcluir
  17. Temos que levar em consideração que a logística pra essa prova é muito grande. Certamente deve ser uma das maiores provas já aplicadas no mundo. Infelizmente alguém de olho gordo teve acesso às provas e quis levar vantagem que acabou prejudicando mais de 4 milhões de estudantes, inclusive eu.

    O Ministério da Educação já divulgou um simulado contendo questões do nível do novo ENEM. Pra baixar acessem esse link (não é vírus) http://public.inep.gov.br/enem/Enem2009_todos_modelos.zip

    Tenho a esperança de que esse fato sirva de aprendizado aos organizadores e que estes aumentem o nível de segurança ao acesso as provas.

    ResponderExcluir
  18. é isso mesmo, agente qe se esforça estudando devemos ter o direito de ver a prova qe foi cancelada, para termos a noção do novo enem qe ate agr foi mal explicado pelo ministerio de educação

    ResponderExcluir
  19. Numa boa, achei logo que achariam um bode-espiatório. Explico: dá uma olhadinha nesse link: http://www.migre.me/80ul
    Alguma semelhança com o problema é mera coincidência? ACORDEM ESTUDANTES!!!

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente, mesmo que o fato de não sabermos se vão dar a devida importância a esse manifesto, devemos ao menos, expressar nossa opinião e fazer valer nossos tão falados direitos.
    Grande abraço à todos!

    ResponderExcluir
  21. Sir Psycho, esse velho discurso de "levanta da cadeira e faz barulho" não adianta mais. As gerações mudam, chega de saudosismo! Os caras pintadas foram minuciosamente arquitetados pela mídia. Hoje temos liberdade de expressão, liberdade para pensar e procurar o conhecimento. Fazemos tudo isso através da internet. Pode parecer fraco, a princípio, mas aos poucos a Internet está ganhando espaço e as pessoas "sem rosto" que aqui se manifestam, também. Numa nova era, os rumos e revoluções mudam. Acostume-se.

    ResponderExcluir
  22. Ótima iniciativa, todos devem ter direito de expor suas opniões.

    Em entrevista ao Jornal Hoje, divulgada nesta quinta o Ministro da Educação ...Hadadd (esqueci o primeiro nome...foi mal hehe) disse que a nova data da prova será divulgada já nos próximos dias e para prova cancelada será feito um simulado preparatório. Menos mal.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, eu sei muito bem que é complicado que ouçam a opinião de todos. Mas existem maneiras de pesquisar. Assim como eles nos enviaram aquele questionário socioeconômico, por que é que não podiam fazer algo do tipo para saber o que pensamos? Eu tenho consciência que meu post não vai mudar o mundo, mas se eu der a minha opinião, e vocês também opinarem, temos uma chance um pouco maior do que se todos ficassem quietos!

    ResponderExcluir
  24. Moçada, tem que agitar e ir para as ruas com as caras pintadas.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, apesar de não mais fazer o ENEM sei que é o futuro da educação brasileira em jogo.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo texto, toda forma de protesto é válida, ainda mais quando se refere a um momento tão importante na vida de vc's.

    No entanto é preciso que se esclareça algumas coisas:

    1- Quem colocou a perder o ENEM 2009 foi UMA PESSOA (ou um grupo de pessoas, mais provavelmente) em isolado, não o MEC, nem o Governo, nem o Brasil.

    2- O ministro garantiu no Jornal Hoje que a prova roubada será disponibilizada para estudos, o que é uma boa já que ninguém fez um ENEM desse tipo antes.

    3- Cada Universidade é que tem a responsabilidade de publicar e informar sobre os critérios adotados para ingresso nos cursos.

    4- Sei que é complicado ter um tempo mais curto para estudar, mas vejam o lado bom: agora haverá um pouco mais de tempo para se preparar.

    5- Ninguém pode negar que o MEC procurou diversas maneiras de manter os estudantes informados sobre o ENEM, não é a toa que adotou SMS's, algo que eu nunca vi ser usado pra esse fim.

    6- É melhor um contratempo desses do que depois saber que algumas pessoas agiram de má fé e compraram o gabarito da prova, passando na sua frente e tomando uma vaga sua, deixando o ENEM passível de anulação.

    7- Nas palavras do ministro, o ENEM existe a 12 anos e todos os anos vem evoluindo e em 12 anos é a primeira vez que algo similar acontece.

    8- O fato do ENEM estar configurado desse jeito é muito mais proveitoso para os estudantes que podem disputar vagas em vários locais ao mesmo tempo. Nos EUA é assim há muitos anos, com uma única prova nacional e problemas similares já ocorreram.

    No mais desejo boa sorte a todos que farão a nova prova, estudem, porque de fato vocês são o futuro do país e muita coisa mudará em vocês após o ingresso em universidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Acho que não é questão de ouvir 4 milhões de estudantes Carol, mas há de se convir, que a maioria estava perdida em relação ao ENEM, muitas dúvidas, muitas coisas não explicadas. Lógico que outras ficaram claras, mas.. Quem leu o edital, entendeu o que é a Teoria de Resposta ao Ítem?
    Pois é, quem leu o edital, ficou tão perdido como eu. Quem não leu, espero que leia esse comentário para entender.

    "Por ser um modelo estatístico, a TRI agrega um valor a cada questão, dependendo da dificuldade. Assim, as questões mais difíceis valem mais do que as questões fáceis ou de valor médio.[...]Aparentemente, vai ser aplicado um dado estatístico baseado no seguinte raciocínio: o candidato que erra a questões mais fáceis não pode acertar as questões mais difíceis."
    [Fonte: http://www.historiadigital.org/2009/07/saiba-o-que-e-teoria-da-resposta-ao.html]

    Eu conheço raríssimas pessoas que sabem que, se você errar questões fáceis no ENEM, vai anular as difíceis que possivelmente você tenha acertado. Se você cometeu um único deslize em uma questão fácil, isso indica que você não teria capacidade de acertar uma difícil? Acho que não, né?

    Alguém do Ministério da Educação se preocupou em deixar isso claro pra você? Pois é. Era o mínimo que deveria ter sido feito em respeito a nós. A questão não era ouvir 4 milhões de estudantes, mas pelo menos deixar uma enquete no site, assim, quem realmente se interessasse, iria lá e votaria.

    ResponderExcluir
  28. Marcus Vinícius, obrigada por ter lido. Em momento algum eu disse que o MEC esteve envolvido com o extravio da prova. A questão é que a mudança repentina no ENEM deixou o ano escolar muito confuso, e além disso, mesmo com a divulgação que foi feita sobre o exame, alguns pontos parecem confusos para muitos. É sobre isso que protestamos.

    ResponderExcluir
  29. Pessoal, pelo q sei o Enem está na cosntituição como ferramenta para tastar o Ensino Médio. As faculdades resolveram aderir como medição nos seus vestibulares.

    Essa não é a primeira vez que algo desse tipo acontece. Quem acompanha Concursos Públicos deve saber que isso já ocorreu várias vezes. Todo processo que tem seres humanos no meio pode dar nisso.

    A culpa não é do Ministério da Educação, a culpa é de quem vazou a prova (não o gabarito).

    O Estado de SP não foi o único a ser procurado para vender a prova. Outras instituições tb foram.

    No Enem é cobrado o conteúdo do Ensino Média, de maneira contextualizada e interdisciplinar. Nada que alguém que estudou até hoje não tenha visto.

    Expor opniões é super válido, mas o governo não vai deixar de fazer o Enem por causa disso. Aliás, na essência, ele é muito importante. Ruim é avaliar a escola por ele.

    O único defeito, se podemos assim dizer, do Enem até agora foi ter colocado algumas pessoas para fazer a prova em locais muito distantes de suas residências.

    Mais uma vez digo, acho válido expor a opinião de vocês, mas, aproveitem esse tempo e continuem estudando, afinal, vocês ganharam pelo menos mais 45 dias de "conteúdo".

    Um abraço

    ResponderExcluir
  30. O vazamento da prova do ENEM mostra a fragilidade do sistema, mas também é uma oportunidade de nós, verdadeiros estudantes, provarmos que realmente somos o FUTURO DO PAÍS!!

    Adorei a iniciativa!
    Parabéns!

    Jéssica Oliveira - Estudante de Jornalismo

    ResponderExcluir
  31. A falta de interesse de alguns jovens acaba que afetando o interesse da maioria dos jovens, o estado esquece que no Brasil existem joevns mais doque interessados no Futuro do país, e não só um assunto como o ENEM deve ser constatado nossa opinião, mas qualquer assunto que debata mudanças em noso páis, mesmo que alguns não sejam informados sobre assuntos importantes, sempre há jovens interessados.

    Corremos atrás, mas precisamos de uma mão para nos puxar.

    Pedro Carvalho - Estudante 3º E.M.

    ResponderExcluir
  32. é triste dizer mais preparem-se pq as fraudes do ENEM mal começaram a aparecer esse é apenas início.Lamentavel mais é verdade,espere as investigações e vejam!

    ResponderExcluir
  33. Cris, não foi isso que eu quis dizer.

    Quem lê seu texto tem a impressão que a culpa do problema é do MEC, não do roubo em si, mas do fato ter ocorrido. O MEC não tem culpa de um ato criminoso praticado por alguém de má índole.

    E como eu disse, o adiamento foi a melhor coisa que o MEC poderia ter feito.

    Quanto essa questão da teoria da resposta, tá foda mesmo! Onde tem isso no edital, fiquei curioso agora.

    Quem vai fazer Administração? To terminando esse semestre na UFRN, é um bom curso pra quem quer ficar ligado no mercado e pra quem é dinâmico.

    ResponderExcluir
  34. Alexandre Chumer, não se trata só disso que você apontou. Um dos maiores problemas que eu vejo nesse adiamento (ainda que corretamente justificado) é o estresse que todas as mudanças repentinas estão nos causando. Pense bem: temos 180 questões mais uma redação para responder em 2 dias de prova. Isso não exige apenas preparo escolar, exige preparo físico e psicológico também. Não vou ser hipócrita e dizer que é ruim a gente ter recebido mais 45 dias para estudar. Isso não é ruim. Mas é horrível pensar que alguém irresponsável acabou com o planejamento de uns 4 milhões de alunos.
    O que eu quero é que o governo não fique nos fazendo de bobos, pois nós precisamos saber, o quanto antes, quando será a nova data. E também não pode haver demora na entrega dos resultados individuais. Imagine que, caso isso ocorra, nós poderemos começar a faculdade quase dois meses atrasados!

    ResponderExcluir
  35. Mais do que um desrespeito, é uma palhaçada!
    Já iniciou isso tudo com essa mudança repentina, uma prova que exige muito em pouco tempo. Depois o adiamento da volta às aulas, que não acarretou melhora nenhuma na pandemia, por outro lado só piorou (novamente) nossa vida de vestibulando. Adiaram aula mas não adiaram vestibular nem enem.
    O rouba das provas pelo menos veio promover o que já devia ter sido feito: ADIAMENTO DE TUDO.
    Espera-se que agora eventuais vestibulares sejam adiados.(FUVEST, UNICAMP, VUNESP...)Mas não sejam colocadas fim de semana enem, outro vestibular!

    Isso tudo é uma palhaçada!
    Salve, salve é o Brasil!

    ps.: indignada, mas um pouco aliviada.

    ResponderExcluir
  36. Marcus Vinícius, se você recebeu o seu comprovante de inscrição, tem lá na pag 8, no final dela: A nova proposta do Enem será estruturada de acordo com a Teoria da Resposta ao Ítem (TRI), que garante a compatibilidade das notas entre diferentes edições a partir da calibração do grau de dificuldade das questões.
    Porém, se você pesquisar sobre o TRI, e visitar o link que coloquei como fonte, verá que essa teoria diz que, se você não acerta uma questão fácil, você não tem conhecimento suficiente para acertar uma questão difícil.

    ResponderExcluir
  37. Cris 'Barda', a notícia saiu nessa madrugada, a data não pode ser decidida por ímpeto, ela tem que ser estudada junto com os reitores, para melhor adequação, até mesmo com os outros vestibulares do país. Ainda é "cedo" para falar em datas, o Fernando Haddad está certo em dizer que a data só poderá sair em 2, 3 dias. Ainda há muito o que negociar.
    A culpa desse adiamento está nas costas de pessoas amadoras que agiram de má fé, nenhum sistema de segurança é 100% seguro, coisas acontecem. Mas o descaso do governo foi claro nesse ano de 2009, falo isso pois estudo em um colégio onde, do dia para a noite, sem mudar a estrutura, triplicou o número de alunos e tem se tornado uma bagunça, devido a criação dos IFETs. Um Enem em que a maior parte dos interessados fica cheio de dúvidas sobre como será a prova, como será utilizada e os métodos de correção, será mesmo que houve uma preocupação do Ministério da Educação em deixar tudo claro? Vemos com isso que não.

    ResponderExcluir
  38. Não sei do que vocês tanto reclamam. Ainda estou tentando concatenar todo esse discurso com o prejuízo que seria levar estes certame adiante.
    Se o MEC continuasse, mesmo com exemplares extraviados, vocês iriam se sentir injustiçados da mesma forma, com discursos piores que este.
    Pergunta: o que é pior: atrasar um pouco mais ou não ter lisura no processo?
    Tenhamos bom senso.

    ResponderExcluir
  39. Cris, esse homi tá coisa de calouro antes do tempo ;)

    O Governo já disse que será em Novembro, só falta marcar a data.
    http://idgnow.uol.com.br/carreira/2009/10/01/nova-prova-do-enem-sera-em-novembro/

    O negócio foi hoje e tu já quer que saia hoje o dia da próxima prova. Num é questão de ser acomodado, mas é de esperar as coisas acontecerem, pode ter certeza que a galera do MEC tá super irada pq vai ter que trabalhar mais 1,5 mês nessa prova por causa de um fdp e que estarão cuidando da questão da prova direitinho.

    ResponderExcluir
  40. @Chris
    Entendo o que você disse. Li o post, e como já disse, você o fez muito bem. Só que quando se trata de assuntos públicos, esse texto não representa muita coisa, já que o sistema só funciona (e quando funciona) quando se aciona o superior, o cara que toma conta e a partir daí talvez tenhamos uma atitude.

    @Isa
    Então continue com o seu #forasarney. Você acha que ele se incomodou com isso?

    ResponderExcluir
  41. Acho que perdidos mesmo ninguém estava, haviam simulados sendo divulgados pelo próprio INEP que, pra quem fez, creio que foi de grande valia (vamos esperar o envio dessas provas que vazaram para termos certeza).

    No caso das universidades, estava um pouco confuso, cada uma usando a nota de uma forma diferente. Mas aquelas que adotaram como fase única deixaram claro que tudo dependia do resultado do ENEM que seria divulgado dia 08/01/2010.

    Agora o problema mesmo é quanto a correção da prova! Precisamos de agilidade mesmo, ou até as matrículas das universidades serão prejudicadas.

    Temos que reclamar por mais ORGANIZAÇÃO para o ano que vem. Este ano foi o primeiro da mudança do ENEM, claro que estaria mais sujeito a falhas.

    But now, não dá pra ficar só reclamando e chorando o leite derramado (coisa de mãe dizer haha).

    LET'S STUDY, PPL!

    ResponderExcluir
  42. Luna, não reclamamos da mudança da data. Nós reclamamos da forma com que o assunto foi tratado durante o ano inteiro. Mais 45 dias para estudar? Beleza! Mas a questão é como tudo foi feito: de repente, enquanto o ano letivo já estava em curso... E agora, quando tudo parecia estar se encaminhando para um fim, descobrimos que o sistema de segurança do ENEM não é tão confiável quanto deveria ser. Isso me dá medo, se querem saber...
    E, Lu, eu entendo que agora é necessário que se faça mais reuniões para decidir a nova data do ENEM. Mas isso não pode ser aidado por muito tempo.

    ResponderExcluir
  43. Eu sei Cris, mas o ministro prometeu em no máximo 3 dias. Acho que é o tempo suficiente para isso, nem mais, nem menos. Todos fomos pegos de surpresa, até mesmo ele, que foi acordado as 2 da manhã com a notícia enquanto todos dormiam pensando na prova (ou não né?)

    ResponderExcluir
  44. Cris 'Barda'
    Claro que gera stress. A prova em sí já é estressante. São 3 minutos por questão !

    O Min. Fernando Haddad já adiantou já informou q um inquérito foi aberto.

    Pelo que já lí, existe um banco de dados com cerca de 1.800 questões. Estas precisam ser testadas em seu grau de dificuldade para compor a TRI. Pelo informado, leva cerca de 45 dias. Claro q eles informarão com antecedência. Não vamos esquecer que isso começou de manhã e são diversas faculdades envolvidas diretamente no resultado.

    Até agora está tudo certo. Imaginem o prejuízo se vcs tivessem feito a prova !

    ResponderExcluir
  45. @Syrpsycho
    Não, não creio que o Sarney tenha se preocupado com as opiniões populares, nem aqui nem nas que aconteceram dentro do Senado.
    Isso acontece porque ele não tem o mínimo de respeito pelo povo, nunca teve, em todos esses anos de política o Sarney ainda não entendeu qual é a verdadeira função de um verdadeiro político.

    Mas talvez alguém do MEC ou simplesmente algum político que preocupe-se com as questões educacionais e a opinião dos jovens veja este movimento e possa nos auxiliar de alguma forma.
    O simples esclarecimento para o Ministério das nossas dúvidas e reinvindicações já será suficiente. ;)

    ResponderExcluir
  46. Pessoal, obrigada por estarem lendo e discutindo. O que eu quero (e que aqueles que me apoiaram na hora de fazer o texto) é mostrar que existem pessoas preocupadas com o que está acontecendo. Como eu disse em algum comentário, é até bom que vamos ter mais tempo para estudar. O único problema é a forma que tudo aconteceu: foi uma decisão repentina, imposta... E agora a gente descobre que o ENEM talvez não seja tão confiável.
    É isso que estamos reclamando

    ResponderExcluir
  47. "Nós, que de forma honesta nos preparamos para o futuro" - discordo apenas disso. Afinal, honestidade e justiça são elementos bastante escassos em nossa educação. Não me acho honesto, por exemplo, estudando em uma escola particular que me dá melhores condições, e competindo com alguém que, pela situação financeira, encontra-se inferiormente preparado.
    Acho que isso podia ser questionado até mesmo nesse mesmo texto. :)

    ResponderExcluir
  48. Concordo e sinto a mesma falta de consideração do nosso governo. Somente em abril desde ano a UFPel aderiu ao ENEM como fase única, foi uma correria tremenda para ver toda a matéria antes desse novo ENEM... Tivemos aulas até 11h da noite, aos aos fins de semana... Cadê o beneficio a nós, os primeiros que prestarem essa nova revolução no exame? Somente vejo beneficios àqueles que terão a oportunidade de estudar em uma escola que faz o aluno pensar e aplicar o conteudo no dia a dia, e não a nós que fomos ensinados a decorar toda aquele mundo ideal onde a gravidade é exatamente 10m/s² e nunca há resitência do ar.
    .
    Mudei-me em março desse ano a Pelotas(RS) pois somente aqui havia um bom curriculo no curso de Biotecnologia. Devido as provas no sul serem mais regionalista desci sair de São Paulo(SP) para fazer um curso pré-vestibular aqui. No fim, universidades em São Paulo reformação e abriram o curso de Biotecnologia no decorrer do ano, a UFPel decidiu aderir ao ENEM como prova única e eu pergunto: vale a pena morar sozinha, me afastar da minha família, gastar mais? Com o ENEM adiando para o fim de novembro, terei que viajar duas vezes a São Paulo: uma para fazer a Unesp e Ufscar no inicio de novembro, depois volta a Pelotas e novamente vou a São Paulo passar as férias com a minha família...
    .
    No fim, percebo que a vida de 4 milhões de jovens futuros de nossa nação não importa ao nosso Estado e sim o bem maior, o melhor ao Estado.

    ResponderExcluir
  49. Mas nada é 100% seguro Cris. Até mesmo nos computadores do FBI tem falhas as vezes, NENHUM sistema de segurança é 100%. Não é o Enem o não-confiável, mas sim as pessoas envolvidas na reprodução da prova
    www.twitter.com/lustrawberry

    ResponderExcluir
  50. Discordo: O ENEM não é confiável ou quem roubou a prova não é ?!

    Isso não tem nada a ver com o ENEM. Se comenta que a prova foi extraviada na gráfica onde ela é impressa num descuido dos seguranças. Falha humana, falta de índole humana.

    ResponderExcluir
  51. @hector
    não havia pensado desta forma, mas você está certo. O que eu queria dizer com essa "forma honesta" é que algumas pessoas têm estudado, frequentado as aulas, lido, buscado meios de aprender mais coisas, enquanto alguns tentam se dar bem.
    Mas o que você diz faz todo o sentido, de fato!

    ResponderExcluir
  52. Mas se esses extravios acontecem, a credibilidade do exame vai embora. Mesmo que não tenha sido o ENEM em si que foi falho, a falha está ligada ao ENEM.

    ResponderExcluir
  53. Cris, se vc bolar um jeito de fazer qq exame de seleção onde não tenha intervenção humana no processo e que seja aplicável em qq parte do Brasil, me avisa. Viramos sócios e vamos ficar milionários

    ResponderExcluir
  54. @Cris: Ah, então você vai dizer que, se um puta hacker entrar no seu computador, a culpa é sua se ele tinha uma falha na segurança? Não é culpa do Enem, até porque Enem é o exame, e se você me mostrar um sistema de segurança perfeito, eu vou realmente acreditar que a credibilidade do exame vai cair e que a culpa é do Enem.

    ResponderExcluir
  55. Eu não disse que isso é possível, disse? O que eu quis dizer é que, se aconteceu uma vez de dar errado, quem me garante que não dará errado novamente?
    E não era sobre isso que o post era. O objetivo aqui é pedir um pouco mais de respeito por parte do governo, pois desde que essa história de "novo ENEM" começou, eu estou sentindo muita falta de consideração!

    ResponderExcluir
  56. Rapaz pelo que eu li aki da TRI, tá de boa!

    Num tem nada de uma questão anular outra. É simples, certas questões terão peso menor do que outras, ou seja você pode acertar 30 questões e tirar uma nota e outra pessoas acertar 30 questões e tirar uma nota diferente da sua.

    O formato só atribui esses pesos como resposta ao chute. Se numa prova normal vc chuta e acerta vc tem a mesma pontuação que uma questão q vc acertou por saber a resposta.

    Com TRI se vc chutar uma questão a probabilidade de você obter um valor menor como peso é alta, já que existem mais questões com valor mais baixo ou mediano. Daê a pessoa fica com um score menor, se acertar os chutes apenas em questões mais fáceis. E tipo hoje em dia é raro rolar chutes quando vc não sabe de nada da matéria (salvo química =P) mas sempre rola eliminação, quanto mais difícil a questão, mais difícil fazer a eliminação.

    ResponderExcluir
  57. Pessoal, por favor, não levem para o lado errado da situação. Tá, não é culpa do MEC, do ENEM muito menos. Mas o objetivo aqui não é esse! O objetivo aqui é pedir que o governo dê a atenção merecida à questão. EU SEI MUITO BEM QUE UM POST EM UM BLOG NÃO MUDA MUITA COISA. Mas eu acredito que valha a pena tentar, e eu estou tentando. Só que vocês ficam aí, tentando virar tudo o que eu falo contra mim, enquanto muita coisa acontece! A gente precisa é de respeito, acima de tudo, e não de um tanto de pessoas que nem se conhecem discutindo coisas não tão importantes!

    ResponderExcluir
  58. Cris, acho que errar é humano, persistir no erro é estupidez, e com algo que tem a mídia tão em cima, eles vão melhorar a segurança, até mesmo pra segunda prova.
    E o desrespeito do ministério da educação já existe até mesmo com o Reuni. As universidades aderiram por livre e espontânea "pressão" e aqui na UFJF, tem gente que assiste aula de física em pé, porque até os lugares no chão já estão ocupados. É mudar o sistema antes de mudar a estrutura. Acho que deveria ser o contrário, mas tudo bem...;

    ResponderExcluir
  59. Concordo plenamente...
    estamos sendo tratados como nada vamos ver no que vai dar, se vai ficar impune ou se terão conseguencias...

    ResponderExcluir
  60. Cris, não quero discutir com você, longe de mim fazer isso. Mas acho difícil não haver uma 'conversa mais acalorada' quando estamos discutindo opiniões. Respeito muito a sua opinião, só estou dizendo a minha. =]

    ResponderExcluir
  61. Discordo, em alguns pontos. Acho que vocês estudantes estão badalando demais uma coisa simples, pois se estudaram direitinho e aprenderam, não interessa se a prova é hoje, semana que vem ou daqui a dois meses.

    ResponderExcluir
  62. Aki na UFRN o Reuni funcinou normalmente. A quantidade de pessoas na universidade aumentou, mas a estrutura também. Talvez seja mais erro de estratégia de gestão da UFJF. O Reuni possibilitou a ampliação de nossas universidades e aliado ao novo ENEM certamente teremos um impulsionamento do ensino superior no Brasil ainda mais relevante, já que sem o vestibular decoreba finalmente a galera vai ter que aprender e não ficar decorando fórmula.

    ResponderExcluir
  63. Eu espero sinceramente que seja assim. Uma coisa é fato, o governo está tentando dar um apoio a educação. Mesmo que por vias um pouco... Tortas, mas está tentando

    ResponderExcluir
  64. é de se pensar se outras provas tambem nao foram roubadas e fraudadas, porque aparentemente o MEC só soube do caso pelo jornal " O estado de sp" , qem me garante q outras provas nao vazaram nas edições antigas? Qem me garante q as notas serão usadas de forma correta, acho q temos o direito de q joguem limpo conosco! APOIADO O PROTESTO

    ResponderExcluir
  65. E o ministro da educação ainda disse que a maioria dos jovens estava contente com o adiamento da prova ¬¬
    PROTESTO!

    ResponderExcluir
  66. Concordo plenamente com vc. Nós nos preparamos com o pouco de informações q tivemos sobre a prova. Fizemos uma série de simulados, outros fizeram cursinho. Os professores passaram um dobrado nas aulas extras para dar alguma ideia do q poderia ser o novo Enem e agora isso? O estudante é sempre feito de palhaço e com atestado de alienado. Por isso proponho q fossemos pra rua protestar msm, com nariz de palhaço e tdo q tem direito e reivindicar nossos direitos.O Brasil depende de nós para ser um país melhor e mais justo. Pode ate ser dificil movimentar tds para esse fds, mas são mais de 4 milhoes de estudantes prejudicados nesse jogo de interesses e falcatruas do governo. PROTESTO!!!!!

    ResponderExcluir
  67. @Paulo Morais
    Eu estou tranquilo aqui, realmente. Pouco mudou pra mim o que aconteceu, ainda mais que pouco vale o ENEM naquelas que eu mais quero (USP/Unicamp que, aliás, tomaram essa atitude louvável). Mas é evidente que toda essa conturbação atrapalha a maioria dos vestibulandos, já que o fator emocional tem um peso significativo no resultado dessa parcela.
    A prova não é para avaliar a suscetibilidade à pressão emocional, e sim o nível de conhecimento e a capacidade de usá-lo/manipulá-lo.
    Independente de eu ser prejudicado ou não, acho que isso diminui a igualdade de condições do exame. E é essa a crítica feita pela Cris, ao meu ver, nesse 'trecho'. :)

    ResponderExcluir
  68. Prefiro a formulação de questões do ENEM do que o ensino vazio do ensino médio atual.

    Melhor fazer uma prova só do que fazer várias provas diferentes em diversas faculdades.

    ResponderExcluir
  69. Eu também sou estudante, também estou batalhando por uma vaga no ensino superior público brasileiro, também sou blogueira e admito, tenho mania de revolucionária, aliás nessas épocas ano passado eu estava trabalhando em faixas e flyers para a manifestação contra cotas na UFSC que eu e meu primo organizamos. Acho super válido você dar sua opinião, mas como isso virou um debate, senti liberdade para dar a minha também.

    Pois eu acho que o Brasil só fez besteira no ensino, primeiro com a qualidade não comentável das escolas públicas de ensino fundamental e médio, e depois com o descaso aos estudantes de classe média criando o sistema de cotas. Quando eu recebi a notícia do sistema Novo ENEM como forma de ingresso, eu vi uma luz na confusão. Eu realmente acho que a educação no país evoluirá não só em nível qualitativo, mas também em níveis de cultura, conhecimentos gerais e integração do país como um todo. Este novo método é muito mais condizente com os dias atuais do que as provas de vestibular, uma prova menos conteudista e mais lógica, mais geral. Não seremos mais obrigados a passar horas e horas com malditas 'decorebas' ou musiquinhas, talvez a carga de estudos seja ainda maior, mas esta com certeza terá muito mais valia para nossa vida em particular. Sem contar a oportunidade de estudar em qualquer universidade do Brasil. O Novo ENEM num todo é um sistema muito louvável, me fez orgulhosa.

    Desculpe a sinceridade agora, mas eu acho que você(s) estão reclamando de uma besteira. O adiamento do ENEM foi devido a UMA pessoa (ou um grupo, que seja), os políticos e o MEC não tem nada a ver com isso! Provas vazam, vivemos num mundo onde é cada vez mais dificil manter nossas informações em silêncio, é um ônus do avanço da tecnologia. Aqui eu li comentários dizendo que ficou tudo muito 'confuso'... desculpa, mas vocês que são confusos... eu achei tudo muito claro e direto. O que eu não entendi muito bem veio de parte da própria universidade onde pretendo ingressar. Eu acho que faltou pesquisa e informação pra esse post, e admiro a sua coragem de falar o que pensa sem medo de ouvir as críticas, mas infelizmente tenho que dizer que já tive um blog que tratava de temas políticos e hoje em dia eu saio nas ruas, passei dessa fase. Infelizmente aqui não fazemos repercussão alguma para autoridades ou pessoas que realmente possam mudar algo. Maaas,eu acho uma tremenda baboseira vocês reclamarem da primeira bola dentro que o governo deu. (Aliás, o Fernando Haddad [atual ministro da educação] tem feito um trabalho muito positivo).

    Fico por aqui e com certeza espero por uma réplica bem argumentada. boa tarde :)

    ResponderExcluir
  70. HAHAHAHAAHAHAHAHA

    bontinha sua redação! Você escreve bem.

    Mas ir pra cadeia...? Por qual crime? "Furto"? "Apropriação indébita"? "Violação de segredo profissional"?

    Ir preso por uma questão dessas é um disparate, porque não há direito individual subjetivo lesado. O que houve foi uma lesão à Administração Pública que, indiretamente, se estendeu à coletividade. Em uma grande extensão, sem dúvida, mas sem violação de direito subjetivo. Não há que se falar em cadeia... tão-somente em uma polpuda indenização.

    O outro fator é que ninguém se preocupa com a sua opinião, com quem você é, com o que você sofreu ou o que quer que seja. E quando você começar a cursar universidade pública vai perceber isso direitinho. O ensino, quando é bom, é comprometido ideologicamente. Ex. não te ensinam as matérias que te permitem criticar o governo. Mudanças na grade acadêmica são arbitrárias. O ensino é incompleto e a carga horária é insuficiente. Não existe nenhuma ajuda para a inserção no mercado de trabalho. Nas provas, todo mundo cola e fica por isso mesmo. Quem nao cola repete, porque os professores sequer vão dar aulas. O jeito é estudar pelos livros, tal qual um autodidata. Muitos optam por xerocá-los minimizados pra colar na hora da prova. Outros se contentam com a nota baixa. A nota baixa te exclui mais ainda do mercado de trabalho ou da inserção na comunidade científica. Quando as disciplinas têm professores, sua maioria não é concursada: é indicada por QI para as disciplinas porque são amigos da direção. Além disso, geralmente as condições dos prédios são precárias, não há o mínimo de conforto, silêncio e paz pra estudar. [e livros adequados nas bibliotecas]

    Um professor meu fez uma doação de R$ 2.500,00 em livros pra biblioteca há 2 anos atrás. Até hoje os alunos não têm acesso, por pura burocracia. Os bons professores desistem da faculdade, tamanho os empecilhos didáticos.

    Você passa pra uma pública, mas tem enorme gasto com passagens de ônibus, além de ter que ficar mendigando uma "meia-entrada" fajuta -um pseudo-desconto, já que eles dobram o preço do ingresso-, porque vários "colegas" que passaram pra faculdades privadas usam carteirinhas de estudante falsas. Várias pessoas que sequer são universitárias usam carteiras de estudantes falsas. Alguém vai preso por falsidade ideológica? Não.

    Tire seu cavalinho da chuva e agradeça que o governo é do PT. Com o PT é ruim, com o José Dirceu era pior. Todavia, se o PSDB entrar na jogada... aí você tá f* mesmo.

    Um abraço e boa sorte,
    desejo a todos vocês um enorme sucesso em suas vidas acadêmicas e profissionais, porque a cada ano que passa, segurar essa tunga fica mais difícil.

    Thiago Corrêa
    advogado graduado em Direito pela UFRJ

    ResponderExcluir
  71. Barda, acredite, o seu Manifesto Estudantil se espalhou rapidinho. Sabia que cheguei aqui pelo Twitter do Marcelo Tas?

    Podem apostar que o maior prejudicado foi o MEC. As universidades podem deixar de aproveitar a nota do ENEM. Já existe uma prova substituta. O problema é o tempo de impressão. Tomara que essa não vaze. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. eu cheguei aqui pelo @estadaopontoedu no twitter *.*

    ResponderExcluir
  74. VERGOONHA! td isso sem dúvda nenhuma é uma falta de respeito com a gente estdantes que somos usados como marionetes nesse ano!nós temos noção dq está acontecendoe isso que é o mas importante!

    ResponderExcluir
  75. Pessoal, estou lendo todos os comentários, aceito que todos tenham direito a exprimir as suas opiniões, assim como eu acredito que tenha direito de exprimir a minha.
    Preciso deixar mais uma vez claro que não culpo o MEC pelo roubo da prova, mas pela forma que o ENEM foi tratado durante o ano. E a pessoa/as pessoas que roubaram a prova, é claro, elas têm que pagar por isso sim. Não entendo muito de leis, confesso, mas se houve um roubo e esse roubo prejudicou cerca de 4 milhões de cidadãos, os responsáveis, quando identificados, não devem pagar? Foi isso que entendi em seu comentário,mercenary. Que não haverá punição justa para quem prejudicou a tantos.
    Entendo que muitos não acreditem que uma mobilização via internet possa surtir efeito. Eu mesma não espero mudar o mundo com meu mísero blog. Mas eu sei que tenho nas mãos uma ferramenta que, se bem usada, poderá melhorar um pouco a situação da educação no Brasil.

    ResponderExcluir
  76. Liberação da PROVA JÁ!

    ¬¬ Brasil e suas fraudes... até quando?!

    Texto perfeito! Parabéns!

    ResponderExcluir
  77. Já havia muita discussão antes disso ocorrer sobre a falta de "segurança" do Enem, pelo gigante número de inscritos em todo o país.É nosso direito sim ver a prova, já que ouve um "vazamento".

    ResponderExcluir
  78. Se um epregador não pergunta as opiniões do entrevistado na hora de fazer uma prova de processo seletivo, por que o Governo precisa perguntar a opinião de nós, crianças e adolescentes? Acho inválidos os argumentos.

    ResponderExcluir
  79. Oi, sou editora da Revista Pandora(www.revistapandora.net) queremos publicar no site numa matéria sobre o Enem sob o ponto de vista dos estudantes. Vc gostaria de ajudar? Tem e-mail? Por favor entre em contato conosco pelo site ou meu twitter (@EryPeratza).

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  80. Sabe, o Enem é sem dúvida uma das melhores provas do país. - bom, considerando o modelo antigo do Enem - que primazia o raciocínio lógico do que decorebas. Espero que a prova desse ano seja como antes.
    Algumas faculdades de MG já disseram que se a prova demorar para ser realizada, não vão aderir o Enem, ou seja... Talvez isso se torne um fiasco

    ResponderExcluir
  81. ah droga, eu esperava um réplica bem argumentada :( Pena que você não... 'se deu ao trabalho' hehe

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Cris ,
    parabéns pelo post!
    ao contrário de alguns, acho muito válido o protesto via blogs, twitter,etc. Nós, estudantes, temos que tentar nos fazer ouvir de todas as maneiras que estiverem ao nosso alcance (visto que a opinião estudantil tem sido completamente ignorada durante todas as mudanças do ENEM). Mesmo que haja pouca repercussão do seu texto (acho que não é o caso), a omissão dos mais interessados no assunto só confirma a "alienação da geração atual", fato que me envorgonha mais do que a corrupção e incompetência do governo.
    Fato, o Brasil não tem uma democracia exemplar. Nem comentemos o sistema judicial. Mas, permanecer passível perante os absurdos e injustiças é anular sua cidadania, abdicar de seus direitos.
    O desrespeito do MEC para com os estudantes, seu "público" alvo, sua responsabilidade, aqueles com quem eles tem um compromisso, é revoltante. Concordo com você, a questão não é o cancelamento da prova em si ( algo realmente digno diante das circunstâncias) mas todo o processo de mudanças que, apenas os alunos, entendem o quanto foi estressante e o quão inseguro nos deixaram a falta de esclarecimentos por parte do MEC e a necessidade de improvisos e todo tipo de malabarismos para adequar os cursos em um prazo tão curto. ( Pelo menos a prova furtada já foi liberada para consulta. diga-se de passagem, o mínimo que poderíam fazer.)

    Ufa! haha pronto, surtei! falei!
    bom, parabéns de novo pelo texto, pela inciativa! espero que muita gente ainda o leia.
    e boa sorte pra todos! ainda temos um tempinho pra estudar pro enem (não sei bem o que....mass...)

    ResponderExcluir
  84. Cris, concordo plenamente com o seu texto, suas dúvidas são minhas dúvidas também. Parabéns pela escrita! ^^ Eu pessoalmente, não fiquei chateada com a mudança de data, cancelamento ou roubo, pq isso infelizmente não me surpreende de ter acontecido no Brasil. O que mais me preocupou é a credibilidade do ENEM, que se tornou quase nula. E um recado para as pessoas, como "Sir Psycho", que criticaram o modo como nos manisfestamos: Sou da sala da Cris, e caso vocês não saibam, a internet hoje é o melhor veículo para protestos de jovens, além do mais, nossa escola nos apoia, e vamos fazer circular os textos em jornais, vamos colocar na mídia.
    Beijões_Lygia Peçanha

    ResponderExcluir